domingo, 18 de novembro de 2012

Musculação ou exercícios aeróbicos?



Musculação emagrece?

Qualquer atividade física, seja ela aeróbia ou localizada, possui gasto calórico. Dizer que um treino de musculação não emagrece é mentira – o que acontece é que o gasto calórico de uma atividade física aeróbia por vezes acaba sendo maior.
Em um exercício físico aeróbico, como esteira, bicicleta, transport, escada, etc. precisamos fazer a frequência cardíaca aumentar saindo da “zona de conforto”. Um bom parâmetro é a sensação de esforço, quando ficamos ofegantes, sem conseguir falar com facilidade enquanto fazemos a atividade.
Mas a musculação emagrece pois, quando ganhamos músculos, o corpo trabalha mais rápido, aumentando o metabolismo para manter estes músculos, gastando mais calorias. Além de ter gasto calórico, a musculação deixa os músculos torneados e bonitos, protege as articulações contra lesões e melhora a postura!


Tempo X intensidade Este é um ponto bem polêmico! Devemos fazer um exercício mais longo e de baixa intensidade ou um mais curto e de alta intensidade? A resposta é fácil: no final o importante é o gasto calórico já mencionado, por isso, os dois são válidos e dão resultado. Deve-se alternar estes estímulos e, quando o estímulo for de baixa intensidade, não permitir que o exercício fique muito fácil. Se tiver o teste ergométrico, sua freqüência cardíaca deve ficar em mais ou menos 80% da freqüência cardíaca máxima.


Cuide-se Tanto os exercícios aeróbicos quanto a musculação podem e devem fazer parte da nossa rotina e alterná-los é ótimo para o corpo. Mas não faça nada sem a orientação de um profissional de educação física. Isto é essencial não só para obter melhores resultados estéticos mas para sua segurança e saúde!

Fonte: Internet.

Nenhum comentário: