sexta-feira, 13 de abril de 2012

SOFTBOL

Esporte

Criado no ano de 1887 nos Estados Unidos, pelo americano George Hancock, esse desporto teve parte de suas origens no baseball, contudo com características mais leves abrangendo assim grande parte do público feminino, o mesmo maior compositor de atletas que treinam atualmente o softbol. A semelhança com o beisebol é tanta que a maioria das regras tornam-se as mesmas, a única diferença básica é que a bola de softbol é muito mais leve e maior, além de um campo menor e tempos mais curtos durante o jogo. Como o beisebol o objetivo primordial do softbol é acumular o maior número de pontos possível, o que na verdade são chamados de corridas, ou seja, o vencedor é sempre aquele que atinge o maior número de pontos em seus lançamentos.

Destaque Nos Jogos Pan Americanos

Como não poderia ser diferente nos últimos jogos pan-americanos a conquista e o brilho no softbol ficou com as mulheres, destaque principalmente para os Estados Unidos que não conquistaram apenas um título, no ano de 1983 quando as canadenses foram campeãs pela primeira vez. O Brasil infelizmente nunca se classificou para a competição, tanto é que no país o esporte quase não é divulgado ou mesmo praticado em expansão, a grande minoria que pratica o mesmo ainda tem esperanças nas Olimpíadas do Rio de 2016. Especialmente nos jogos pan-americanos a categoria do softbol é praticada apenas por mulheres, já que pela leveza e tranqüilidade do jogo a prática tornou-se cada vez mais comum nos treinos profissionais hoje.

Um Pouco Sobre a História do Esporte

O softbol foi criado justamente com a intenção de desenvolverem-se mais quadras e espaços para a prática do beisebol, ou seja, em lugares que agora já permitiam uma estrutura coberta e mais moderna. As adaptações ao jogo foram acontecendo naturalmente com o passar do tempo, e os novos jogadores de softbol já podiam sentir-se engajados em uma ova modalidade esportiva, a qual integra sua estréia nos Jogos Olímpicos de 1996. Contudo para ser de fato reconhecido mundialmente o softbol passou por muitas aprovações dentro dos comitês de organização do esporte, como por exemplo, em Chicago de 1926, onde recebeu sua real denominação.

Depois anos mais tarde em 1932 já foi reconhecido a nível internacional. Todos esses encontros e muitos outros realizados até hoje demonstram o quanto é importante q regulamentação específica e reconhecimento do esporte para competições futuras. No Brasil encontram-se órgãos e comitês responsáveis pela divulgação e controle dos atletas participantes no softbol, os mais importantes e reconhecidos são: A Confederação Brasileira de Softbol e Beisebol, a Federação Carioca de Beisebol e Softbol e o Softbol em Belo Horizonte, o último a ser criado, porém um dos mais bem espaçosos clubes, propícios à prática diária dos treinamentos no softbol.

Por: Patrícia Contiero

FONTE: Saude.CulturaMix

Nenhum comentário: