quinta-feira, 5 de abril de 2012

Problemas das articulações






Comer peixe gordo e marisco; fruta fresca e legumes; abacates; frutos secos e sementes de girassol; cereais e ovos pode ajudar a atenuar os efeitos destas dores tão desconfortáveis. Já a obesidade pode piorá-las, daí que seja tão importante uma boa dieta para a saúde das nossas articulações.

As pessoas que sofrem de problemas que implicam tumefacção dolorosa das articulações devem incluir na sua alimentação muito peixe gordo, como salmão, cavala, arenque, truta e sardinhas. Vários estudos efetuados revelaram que se conseguiram ligeiras melhoras de problemas de articulações a partir de óleos de peixe, que contêm os ácidos gordos ômega-3. Estes ácidos parecem reduzir a intensidade dos compostos inflamatórios libertados pelo organismo.


 Deficiências perigosas

Há provas científicas de que dietas de baixo teor de antioxidantes (sobretudo do mineral vestigial selênio e das vitaminas A, C e E) podem predispôr algumas pessoas a problemas nas articulações. Para aumentar a ingestão destes nutrientes, as refeições devem incluir uma porção de fígado por semana (mas não na gravidez), devido ao seu teor de vitamina A, e muitas

cenouras, mangas, alperces, batatas-doces e meloa; todos estes alimentos são ótimas fontes de betacaroteno, que o organismo transforma em vitamina A. Os pimentos vermelhos e amarelos, kiwis, laranjas e couves são ricos em vitamina C, e os abacates, frutos secos, sementes de girassol e azeite são ricos em vitamina E. O selênio encontra-se no peixe e no marisco, bem como na carne, cereais integrais, ovos e levedura de cerveja.
Uma causa comum de problemas nas articulações, sobretudo da anca e dos joelhos, é o excesso de peso, que também pode fazer aumentar a dor. Um estudo efetuado na Suécia revelou que a perda de peso, associada a uma dieta vegetariana, atenuava vários dos sintomas da artrite. Outras causas de dores nas articulações são lesões, esforço excessivo e até mesmo infecções.


Problemas particulares  

A bursite é uma inflamação aguda da bolsa serosa - saco pequeno cheio de líquido situado nos pontos de pressão existentes no corpo, por exemplo as articulações, que servem para evitar fricções. As zonas mais frequentemente afectadas são o cotovelo e o joelho (o joelho de mulher-a-dias é um exemplo bem conhecido).
Quando a bainha protetora que envolve um tendão fica inflamada devido a uso excessivo e distensão, está-se perante uma tenossinovite. Esta inflamação, dolorosa, afecta geralmente os tendões dos dedos e do pulso.
O cotovelo de tenista é talvez o exemplo mais conhecido da inflamação num ponto em que os tendões ou ligamentos se inserem nos ossos. Pode resultar da prática do tênis, mas muito frequentemente é provocado por tarefas mecânicas repetitivas, como pintar paredes ou jardinagem. O cotovelo de golfista, igualmente doloroso, verifica-se do lado interno da articulação do cotovelo.


O ombro congelado consiste numa rigidez crônica e dor na articulação do ombro. Pode ter origem numa lesão, em problemas dos tecidos moles ou surgir sem razão aparente. Nos casos mais graves, é acompanhado de dores intensas, permitindo só movimentos muito restritos do membro afectado. Alguns distúrbios dolorosos das articulações podem requerer cirurgia ou injeções localizadas de esteróides. Contudo, quase todos os problemas podem ser tratados com bastante êxito através de massagens, osteopatia, fisioterapia, quiroprática ou acupuntura. Uma combinação destas terapias complementares pode ser particularmente útil.
 

 Tensão e articulações 

Quando os músculos ligados a uma articulação dolorosa ou deslocada sofrem de dores espasmódicas, a articulação pode não voltar à posição correta. O stress pode agravar ainda mais o problema, paralisando os músculos. As massagens podem aliviar a tensão. Certifique-se se que a sua cadeira no local de trabalho está à altura e à distância correta do plano de trabalho e, se passar todo o dia sentado diante de um computador, informe-se sobre a melhor posição do teclado, ecrã e secretária. 

Fonte: seleccoes.pt/article/9946
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