terça-feira, 6 de março de 2012

TAEKWONDO


Carta do Taekwon-Do
(Taekwon-Do Hun Jang)

O Taekwon-Do é uma arte de autodefesa que tem por objetivo o fortalecimento moral, através de um alto grau de realização intelectual, com técnicas elegantes e perfeição da forma física, que podem ser consideradas como uma parte da vida diária, assim como respirar e pensar.
Como fundador do Taekwon-Do, eu gostaria de definir sua filosofia, princípios e propósitos de modo que estes poderiam ser aplicados para produzir o florescimento da moralidade, beleza e poder, em harmonia com o espírito imortal.

PARTE 1.
Através da prática científica do Taekwon-Do, pode-se melhorar significativamente sua saúde e nutrir seu intelecto. Pode-se estar em posição de ajudar os outros em prol da justiça, desse modo promovendo a moral e a ética social, ajudando assim a construir uma sociedade mais feliz e mais pacífica.

PARTE 2.

A fim de falar em termos da vida, apesar de seus aspectos ruins, e com a idéia da morte, deve-se continuar estudando a arte do Taekwon-Do para aprender técnicas de poder, elegância e para ampliar seu reino espiritual. Assim, a motivação para estudar deverá ser uma herança de valor inestimável para as futuras gerações.

PARTE 3.
Os seres humanos vêm para o mundo com necessidades e desejos simples. Eles não precisam se tornar avarentos, mas devem permanecer sempre humildes e misericordiosos. Nunca comprometer seus princípios, nem serem tentados por motivos egoístas, para assegurar a liberdade e a independência do Taekwon-Do de modo que sejam passadas em sua forma original.

PARTE 4.
Como todos os estudantes da arte estão sujeitos às mesmas regras de conduta e julgados de acordo com o mesmo critério, não importando suas posições sociais, suas origens e suas convicções religiosas, eles demonstram ao mundo a igualdade e a irmandade essenciais do homem.

PARTE 5.

A sociedade moderna é caracterizada pela preocupação egoísta com o acúmulo materialista e dependência desnecessária das máquinas. A sociedade moral é caracterizada pela autodisciplina, pelo sacrifício, pela ajuda mútua e pela devoção. A dedicação à arte pode promover a mudança para a sociedade moral.

PARTE 6.
Àqueles que se devotam a seus companheiros e vivem de acordo com as ordens de suas consciências são sempre úteis para seus calouros e mostram o respeito para seus instrutores e seus superiores.

CONCLUSÃO
O início constitui uma parte significativa de todo o esforço. Portanto, o estudante de Taekwon-Do não deve falhar em agir sempre que puder beneficiar a sociedade. Se ele se comportar assim, ele próprio será o maior beneficiado. 
Gal. Choi Hong Hi
 
A FILOSOFIA DO TAEKWON-DO (Taekwon-Do Chul Hak)



1. Esteja disposto a ir onde as condições possam ser duras e fazer coisas que valem a pena serem feitas embora sejam difíceis.
2. Seja gentil com o fraco e duro como o forte.
3. Esteja satisfeito com o que você tem em dinheiro e posição, mas nunca em habilidades.
4. Sempre termine o que você começa, seja isto grande ou pequeno.
5. Seja um professor disposto para qualquer um, não importando a religião, raça ou ideologia.
6. Nunca se deixe levar pela repressão ou ameaça na perseguição de uma causa nobre.
7. Ensine atitude e habilidade com ação em lugar de palavras.
8. Seja sempre você mesmo, embora suas ações possam mudar.
9. Seja sempre o professor que ensina com o corpo quando jovem, com palavras quando velho, e através de preceito moral mesmo até depois da morte.
Gal.Choi Hong Hi
 
PRINCÍPIOS

1 - Cortesia - Ye Ui
2 - Integridade - Yom Chi
3 - Perseverança - In Nae
4 - Autocontrole - Guk Gi
5 - Espírito Indomável - Baekjul Boolgool 

Fonte: Federação Brasileira de Taekwondo- ITF

Nenhum comentário: