quinta-feira, 8 de março de 2012

GORDURA

Todos nós sabemos o quanto a alimentação adequada é importante para a manutenção de uma vida saudável e que alimentos com baixos teores de gordura e colesterol contribuem para o bom funcionamento do coração.
Por que reduzir o teor de gordura?

Além de ótima fonte de energia, a gordura também deixa os alimentos mais saborosos. No entanto, a maioria das pessoas consome mais gordura do que o necessário, sem saber que o simples fato de reduzi-la trará benefícios, como perda de peso e riscos menores de ter doenças cardíacas.

Há dois tipos de gorduras: saturadas e insaturadas.

Saturadas são as gorduras que devem ser evitadas, pois aumentam o colesterol no sangue e, portanto, os riscos de doenças cardíacas. Os produtos de origem animal são as principais fontes de gorduras saturadas, mas estas também estão presentes em gorduras sólidas ou hidrogenadas e em óleos vegetais hidrogenados.

As gorduras insaturadas dividem-se em poliinsaturadas e monoinsaturadas. As poliinsaturadas são essenciais, em pequenas quantidades, para o bom funcionamento do organismo e, dizem, ajudam a reduzir o colesterol no sangue. Os óleos vegetais e os peixes gordurosos como arenque, cavala, sardinha e truta são as principais fontes de gorduras poliinsaturadas. As fontes de gorduras monoinsatiradas incluem azeitonas, óleo de amendoim, abacate e diversos frutos secos.
Por que reduzir o colesterol?
O colesterol é uma substância presente naturalmente no sangue, sendo essencial para a formação de hormônios, de células do corpo, nervo e sais biliares que ajudam a digestão. Uma taxa alta de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas à medida que ele vai se acumulando nas paredes das artérias, chegando a obstruí-las. A principal causa do aumento da taxa de colesterol é a ingestão de gordura em excesso, especialmente a saturada, que estimula o organismo a produzir maior quantidade de colesterol que o necessário e pode dificultar a eliminação do excesso.

Legumes frescos, consumidos cozidos sem óleo nem gordura ou crus em forma de saladas temperadas com óleos insaturados são a base de uma alimentação saudável. As frutas frescas são perfeitas para encerrar as refeições, cruas ou fervidas em suco de fruta e servidas com iogurte.
Controlando a Taxa de Colesterol

O colesterol total é uma combinação dos níveis de HDL, LDL e Triglicerídeos.

LDL (lipoproteína de baixa densidade): O "colesterol ruim" pode aderir-se às paredes das artérias dificultando a passagem do sangue. Quanto mais elevado o seu nível, maior é o risco de uma doença cardíaca.
HDL (lipoproteína de alta densidade): O "colesterol bom", porque tem função de carregar dos vasos sangüíneos o mau colesterol.

Triglicerídeos: São gorduras presentes na circulação sangüínea que se elevam após a ingestão de alimentos gordurosos.

Lembre-se: É muito importante que você faça regularmente exames de sangue para medir sua taxa de colesterol.


Pesquisa: nutrionline

Enviado por: Adriana Petroy
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